domingo, 9 de março de 2008

Provavelmente as últimas cotovias dos Rodelos-São Gião

(40°18'5.54"N 8°37'18.46"W)
Neste pequeno trecho de paisagem ainda não destruída ...
onde as orquídias ainda crescem.

A cotovia encontrou condições para ...

fazer, provavelmente o seu último ninho e pôr três ovos




dos quais três pequenas aves nasceram, se desenvoveram e são uma esperança de continuarmos a ouvir o canto da cotovia de poupa aqui nos afloramentos do Jurássico Médio constituídos por margas as chamadas margas de Lemede e de São Gião com vasta bibliografia publicada.

Ainda se está a tempo de evitar a destruição total desta paisagem, para que as gerações futuras também possam ouvir o canto da cotovia, olhar belas orquídias e fósseis, no seu meio original "in loco" e não virtualmente como neste blog ou num museu. Tudo depende da vontade de quem pode, manda e decide sobre o futuro de tudo isto.
Nesta fotomontagem está uma "cotovia de poupa" de nome cientifíco "Galerida cristata", que era muito abundante nesta zona da REN (criada também a pensar na cotovia, orquídeas, afloramentos e amonites) e que vai do "Monte Grande" do Zambujal ao "Alto de São Gião" de Lemede.
"A cotovia-de-poupa é uma espécie que se encontra bem distribuída por toda a Europa. Tem um bico castanho claro, comprido e encurvado e uma cauda curta arruivada na parte exterior. A parte superior do corpo é malhada de castanho e castanho amarelado, sendo o peito e o abdómen mais claros. Chega a medir 17 cm de comprimento, e voa sozinha ou em grupos que não ultrapassam os 10 indivíduos. Alimenta-se de sementes e insectos e nidifica entre Abril e Junho numa cova no chão. Põe entre 3 a 5 ovos de cor branco sujo com manchas castanho avermelhadas, que são incubados pela fêmea durante 12/13 dias." informação de "http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunacotovia.htm"

O provérbio: - "Por mau vizinho não desfaças o teu ninho."


1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e