terça-feira, 11 de março de 2008

Lixo não combina com águas subterrâneas (aquíferos) nem com inteligência

Regulamento Municipal de Ambiente de Cantanhede Artigo 2.º - Âmbito de Aplicação - "... o presente regulamento tem por objectivo uma melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes residentes no concelho e seus visitantes."
Na verdade a área que se tem referenciado, houvesse vontade politica, porque dinheiro não é preciso muito, tem potencialidade para se tornar um "Parque temático" aproveitando todas as valências naturais que ainda são susceptíveis de recuperação. Note-se que é uma área superior a setenta mil metros quadrados.
Um belo parque a ser destruído em troca dum cavaco para a lareira ou dum copo de vinho. Destróiem-se milhões de anos de memória escritas em pedra pela mãe natureza e que deviam ser lidas por todos, só se defende o que se conhece.



Reserva Ecológica Nacional no Horst de Cantanhede (40°18'13.40"N 8°37'10.35"W)
Regulamento Municipal de Ambiente Artigo 17.º; 18.º e 19.º
Há mais de um ano que a CMC tem conhecimento deste e de muitos outros casos.



Reserva Ecológica Nacional no Horst de Cantanhede (40°18'1.91"N 8°37'19.64"W) baldios


Reserva Ecológica Nacional no Horst de Cantanhede (40°18'8.72"N 8°37'16.52"W)


Reserva Ecológica Nacinal no Horst de Cantanhede (40°18'1.80"N 8°37'21.48"W)




As leis do ambiente e o Regulamento Municipal de ambiente do Município de Cantanhede também dizem que "EPROIBIDO" e também diz no Artigo 68.º de quem é a competência material (que tem conhecimento da situação e ao qual tem sido solicitado com insistência a devida intervenção).
Só porque ainda não conhecemos as gerações vindouras e não estaremos cá quando elas chegarem, não importa o que lhes estamos a preparar hoje para seu usufruto?
Solidariedade para com as futuras gerações precisa-se.
O SEPNA da GNR está atenta como refere uma comunicação do Comando - Geral "Chefia do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente" de 3 de Janeiro de 2008
"...o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através da sua Equipa do Destacamento Territorial de Cantanhede, deslocou-se ao local, e após diversas diligências apurou que os terrenos referidos são baldios. Foi contactada a Empresa INOVA, responsável pela gestão ambiental do concelho de Cantanhede, que ficou incumbida de fazer a limpeza do local.
Mais se informa que as Equipas do SEPNA vão continuar atentas a futuras situações idênticas.
Estando a Guarda profundamente empenhada na defesa dos valores ambientais e numa melhor segurança e bem-estar das populações, o SEPNA agradece a sua participação, continuando sempre disponível a novos contributos que poderão ser feitos através da Linha SOS Ambiente e Território n° 808 200 520, da denúncia On-line no site iviciv.gnr.pt ou do mail sepna@gnr.pt."
O provérbios: - "Água corrente, esterco não consente."

Sem comentários: