terça-feira, 18 de março de 2008

A floresta do futuro cartografado? 4.º Passo




O 4.º dos quatro passos para se ter uma frondosa floresta autóctone


Após o secreto repouso referido no passo anterior, a “mãe natureza” já pode descansar, a parte mais difícil foi consumada, nenhum humano interrompeu o processo importantíssimo da preparação do solo, que claro não tem nada a ver com o determinado nos Regulamentos do Ambiente e Floresta.
É então que se dá o “milagre” naturalmente, espontaneamente e alinhadamente, começam a surgir as tão almejadas plantinhas autóctones (eucalytptus, cupressus sp) que irão formar a esperada e certa, frondosa floresta.








Veja-se, uma dessas frondosas florestas em desenvolvimento na foto seguinte, que decerto vai ser digna de “foros em carta” que irá referir a grande aptidão para a floresta, das margas de São Gião, que formavam afloramentos que não serviam para nada, a não ser como sala de aula sem quaisquer condições para alunos e professores.




Será que esta "floresta autóctone" aqui no "Horst de Cantanhede" está vermelha de vergonha, por ser tão priviligiada em relação ao pinhal gandarês por exemplo? É que não existem no mundo muitas florestas com o privilégio de crescerem em afloramentos do jurássico tão férteis em fósseis. Esta é uma brincadeira que retrata uma triste realidade. Foi preciso chegar o século XXI, o século da informação (não conhecimento) para se destruir gratuitamente o que permaneceu protegido ao cuidado da Mãe Natureza e dos nossos iletrados mas sábios antepassados. Vem agora o Vaticano dizer que casos como este são pecados?!, (mortais é quase certo), basta juntar todos os pequenos casos locais como estes para se prever o efeito dessa soma sinérgica.




Isto até parece surreal, mas é uma amostra da dolorosa realidade, o que se tem destruído impunemente, nesta zona, que era suposto estar protegida, pelo regime legal estipulado para a Reserva Ecológica Nacional a que está afecta esta área.




O desfile continua e é preciso dizer "O rei vai nu". É preciso encontrar a criança de proferiu a verdadeira frase e foi um bom ministro. Ou será que se acabaram as histórias de encantar? Morreram ou suicidaram todos os "Hans Christian Andersen"?
Esta e outras situações nesta zona da Reserva Ecológica Nacinal têm sido reportadas há varios anos à CMC (E-mail) e seus elementos.


O provérbio: - "A fortuna, a alguns dá muito, mas a ninguém dá bastante."

Sem comentários: