sábado, 15 de março de 2008

A floresta do futuro cartografado? 1.º Passo

O 1.º dos quatro passos para se ter uma frondosa floresta autóctone

A “mãe natureza” escolhe para implantar uma floresta de qualidade e sustentável, autóctone e frondosa, um terreno fértil e de preferência situado em zona protegida (REN) para futura exploração turística (pois a “mãe natureza” está a aprender as lições do “sábio silvicultor”).
As fotos seguintes mostram as qualidades morfológicas dum bom solo (Afloramentos do Jurássico ricos em fósseis, ammonites, do mesmo período) que a prática atestou como óptimo, para se atingirem os objectivos propostos: - uma floresta de qualidade povoada de espécies autóctones aumentando assim a tão necessária biodiversidade. Os passos seguintes vão demonstrá-lo.
Este campo de ensaios e experiências piloto de óptimos resultados situa-se no Horst de Cantanhede, perto do alto de S. Gião junto da Estrada Real (Zambujal/Lemede/logadrão)
( 40°18'13.59"N 8°37'11.63"W)





A faixa de terreno entre a estrada e a já formada floresta autóctone é perfeita para o efeito e por isso foi escolhida para a futura floresta, que decerto será frondosa, como se adivinha pelas características do terreno observadas na foto seguinte. E a CMC?


"Vamos ao trabalho. Tragam-me um cordeiro, faz favor. E não se esqueça: tosquiado." (Carlos de Oliveira in Finisterra)

Aqui na orla da floresta as dunas eram de pedra... e como o cordeiro, peladas "tosquiadas".

Segue-se o passo seguinte, o 2º, a mãe natureza inicia a preparação do terreno

O provérbio: - "Mais vale lavrar o nosso ao longe, que o alheio ao perto."

Sem comentários: