terça-feira, 11 de março de 2008

As nascentes e fontes no Zambujal ao abandono

"Pedido ao Presidente da Junta de Freguesia"




De: Carlos Rebola 3 de maio de 2007 18:04
Para: geral@freguesiacadima.com



Senhor Presidenteda Junta de Freguesia de Cadima



O ano passado a Junta de Freguesia comprometeu-se a beneficiar as fontes públicas do Zambujal, principalmente a dos Rodelos, esta referenciada na página 47 da Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede de CarlosManuel Simões Cruz. Hoje vi o que as fotos documentam.- O logradouro encontra-se lavrado- A fonte própriamente dita está uma lástima- Há embalagens de pesticidas junto da fonte que com a nascente cem metros acima são a origem mais a nascente da vala da Taboeira. Esta fonte poderia fazer parte dum roteiro turistico geológico/paleontológico.



Peço a vossa atenção




Com os melhores cumprimentos

Carlos Rebola










Este é o estado em que se encontra a fonte dos Rodelos, uma das quatro fontes do Zambujal talvez de origem romana (perto do monte Salgado onde provavelmente existiu uma Villa romana) a saber: - Fonte Seca, Fonte Perto, Fonte dos Rodelos e nascente dos Rodelos, estas fontes deram de beber às gentes, gado e terras do Zambujal e em anos de seca às gentes e gado de Vila Nova, Outil e Fornos.



É caso para dizer "vão-se os dedos mas fiquem os aneis" (aneis = "cartas municipais de ...")


Em 2003 ainda se podia ver uma lage de cobertura e uma parede lateral...

A fonte dos Rodelos está descrita assim na Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede:



"20 - Fonte do Rodêlo [22]
1. Fonte
Cronologia: Indeterminada
Lugar: Casal de Cadima; Freguesia: Cadima
(Coordenadas: 40° 18' 03" N / 8° 37' 28'' W; Alt = 100 m; CMP: 218
Acesso: Pelo estrada municipal que de Lemede dá acesso a Burgos. Aí, cortar para o caminho carreteiro, que vai directo a
Rodêlo.
v
2. Geomorfologia: Vasto aplanamento na base da vertente sudoeste de S. Gião.Substrato rochoso: Margas calcárias de S. Gião (f. 19ª -1:50.000).Hidrologia: Zona de nascentes de linhas de água que alimentam a vala da Taboeira.Cobertura vegetal: Zona de agrícola e de vinha.
3. Trata-se de uma fonte primitivamente coberta por lajes, das quais ainda se conserva uma in situ. Esta fonte teria paredesde alvenaria com cerca de 3 m de profundidade e uma escada lajeada pelo lado norte. Estaria associada a vestígios de épocaromana, segundo as populações locais. Não conseguimos confirmar esta hipótese. A pouco mais de 500 metros, para sul, ficao sítio romano do Monte Salgado.
4. Depósito do espólio: desconhecido.
5. INÉDITO; ENDOVÉLICO: CNS 18564."




Carlos Manuel Simões Marques in CARTA ARQUEOLÓGICA DO CONCELHO DE CANTANHEDE pg.47





"Fonte: LusiGlob - O Portal Geográfico de Portugal (http://lusiglob.logicacmg.com)”



Nesta imagem vê-se onde nasce aqui nos afloramentos de S. Gião, Zambujal a Vala da Taboeira, que alimenta a "Barrinha de Mira" cujas águas vão juntar-se ao Vouga para desaguarem no Atlantico em Aveiro. Também por isto o que de mau aqui se fizer vai-se reflectir por todo este caminho.





E a nascente da Vala da Taboeira que podia contar uma bonita história às nossas crianças está assim, como documenta a foto acima. ( 40°17'59.93"N 8°37'22.08"W)





Nesta vista do Google Earth estão marcados alguns pontos que se fossem respeitados dignificados e principalmente, preservados poderiam vir, a tornar-se um roteiro temático e pluridisciplinar.





Esta é a "Fonte Perto" idêntica ao que foi a "Fonte dos Rodelos" e também idêntica à "Fonte Seca" coberta desde 1936.



Todas elas bem perto do Monte Salgado (ver pág. 52 da Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede) onde nos anos noventa foram encontrados vestígios arqueológicos e sobre eles plantada uma vinha.

Provavelmente esta zona do Horst de Cantanhede foi povoada desde tempos pré históricos (ver pg 54 da Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede)

O provébio: - "A água é o sangue da terra."

Sem comentários: