sábado, 22 de março de 2008

Infra-estruturas do abastecimento de água ao abandono

Na zona colorida da foto seguinte existe uma caixa de protecção a Equipamentos (válvulas) da rede de adução que vêm do depósito de São Gião e abastece com água dos Olhos da Fervença os lugares de Zambujal e Fornos. ( 40°17'59.67"N 8°37'21.60"W)

A caixa encontra-se neste estado de abandono há vários anos tendo sido reportada à CMC (E-mail) esta situação sem qualquer resposta ou consequência prática no local. Na foto seguinte pode ver-se o estado em que se encontram as válvulas que "controlam" o abastecimento de água às populações de Fornos e Zambujal.
A tubagem, (adutora) do Zambujal, ainda de "fibrocimento, cimianto" e a dos Fornos em PVC e seus equipamentos de controle, estão assim à mercê de todo o tipo de más intenções, (sem segurança).
Em tempos (não muito longe) estas infra-estruturas estavam bem cuidadas e delimitadas (conduta "adutora" e caixas) por marcos colocados pela entidade responsável, esses marcos foram arrancado como documentam as fotos seguintes (procedimento contemplado no art.º 216 do Decreto-Lei n.º 48/95 de 15 de Março)


"- O areeiro não tinha dono. (Em teoria, claro, era o estado.) Deu-se a ocupação selvagem do solo...)" Carlos de Oliveira in Finisterra
O provérbio: - "A maior vingança é o desprezo."

2 comentários:

Miki disse...

Páscoa feliz, e se puderes passa pelo meu cantinho,porque tenho lá uma petição a favor do Tibete.
Obrigada e beijo

Anónimo disse...

Pois é amigo, estes problemas para alem de serem muito graves tambem dão muito "trabalho" e dor de cabeça para resolver... o que será melhor estar mais atento porque resolver o problema Carlos Rebola pode ser mais facil de resolver...