sábado, 10 de maio de 2008

Bom fim de semana, no "jardim da Fantasia", em felicidade

(O meu jardim à noite é fantástico e mágico)






A glícinia é hoje condomínio de nove ninhos. Três de "Linhaceira" de canto encantador na primavera, na "choca" inaugurados e com ovos, um de "carriça" faz inveja ao roxinol no seu trinado e canto, e dois de "Verdilhão" que verde cinzento e amarelo se confunde com o canário no seu canto e cor. Todos são livres, naturais e todos têm medo de mim (porque será)... Três estão estão em construção para que não se diga que há crise no sector...






A todos os visitantes de "Ferroada" um óptimo e muito feliz fim de semana.






(No entanto quero fazer uma denúncia: - As aves em causa (no referido condomínio, glícinea) não têm licença de Construção passada pelos serviços de urbanismo e construção da Câmara Municipal (burocratas, tecnocratas e amigos de tais "aves") e nem sequer loteamento legal para construção de habitação no concelho, na verdade não pagam IMI. Acuso-os de corrupção activa, na administração local, só assim podem construir sem que a fiscalização actue, (além disso roubam-me a palha (alimento do gado "proteínas", da colheita do ano anterior que tanta falta me faz... será que alguém é capaz de pôr fim a esta bandalheira?!!!). Tive resposta "é sabido por todos que estão disponibilizadas licenças de "caçadores" que eliminam estes prevaricadores, depois comprem uma "caçadeira" cartuchos com chumbo n.º8 (o melhor para estas aves) e depois actuem em conformidade, nós fechamos os olhos e pode demorar tempo (o projecto é de longo prazo) mas o seu problema será resolvido. Aí pague o IMI que reduzido será para que possa comprar DVD´s e CD´s vendidos na Autarquia com imagens, (filmes) e sons das aves que não queremos que incomodem o "QUERIDO" munícipe a não ser que deseje comprar tal incómodo. Ah… não se esqueça do IMI deste ano, senão adeus DVD´s e CD´s. Prometemos que as aves que invadiram a sua “sagrada” propriedade estarão sujeitas ás sanções previstas no Regulamento Municipal do Ambiente, e da Floresta… óptimo e muito feliz fim de semana.)


Por exemplo esta construção é dum Verdilhão. Pergunto:- Porque é que ele pode construir onde lhe apetece, sem licença, na RAN, na REN, outros passarões piodem fazer o mesmo e a maioria não pode e por construir onde lhe mandam (A LEI) têm que pagar impostos (IMI e outros) e estes passarinhos e os PASSARÕES (pobrezinhos) constóiem onde lhes apetece (e os deixam "apetitosamente") sem que as finanças os incomódem, (já viram algum passarão na gaiola, a pagar por isso?!!!)...


Convido-vos à fantasia e magia numa visita a um jardim fantástico para além dum espelho, descrito por Lewis Carroll in "Alice no País das Maravilhas". Leitura obrigatória a quem se enteressa por questões tipo "acordo ortográfico", linguagem e fantasia na magia da vida (estado de graça(?)).



O provérbio: - "A felicidade não depende dos acontecimentos exteriores, mas da maneira por que os tomamos."

8 comentários:

Templo do Giraldo disse...

Ora viva meu caro de amigo, tenho andando um bocado desligado do mundo do bloguer devido a problemas de saude, mas estou de volta a ver as novidades por aqui. Continuas com a "casita" bem arrumada como sempre, tens o trabalhinho de casa bem feito como é costume.

Bom fim de semana.

Júlia Galego disse...

Fico encantada com a descrição do seu jardim e dos moradores. Há aqui também uma pontinha de inveja porque o meu jardim é de vasos, num terraço, e apenas tenho a satisfação da companhia de uma osga que este ano já apareceu. No ano passado eram duas. Não sei se a outra ainda existe. Pode ser que se revele um dia destes.
Boa semana

xistosa, josé torres disse...

Amigo Carlos Rebola

Os passarinhos fazem os ninhos ... olhe lembrei-me de algo que há muitos muitos anos meti na cabeça.

Vamos a ver se sai correcto:

Os passarinhos
Tão engraçados,
Fazem os ninhos
Com mil cuidados.

São p’ra os filhinhos
Que estão p’ra ter
Que os passarinhos
Os vão fazer.

Nos bicos trazem
Coisas pequenas,
E os ninhos fazem
De musgo e penas.

Depois, lá têm
Os seus meninos,
Tão pequeninos
Ao pé da mãe.

Nunca se faça
Mal a um ninho,
À linda graça
De um passarinho!

Que nos lembremos
Sempre também
Do pai que temos,
Da nossa mãe!

é do Afonso Lopes Vieira, só não sei se são "Os passarinhos", se "Os ninhos"

Depois deste momento, lembro-me sempre das construções dos passarões ...
Pousam as patas em todos os locais e constróiem ... constróiem até chegar para todo o bando.

O melhor é calar-me!

(Afonso Lopes Vieira)

Carlos Rebola disse...

Amigo "Templo do Giraldo"
Antes de mais folgo que a tua saúde tenha melhorado. Depois agradeço-te a visita ao "Ferroada" e os elogios à "casita" bem arrumada.
Um abraço amigo, e boa saúde.
Carlos Rebola

Carlos Rebola disse...

Um beijo Júlia

Pois é nunca disse que o meu jardim é diferente do teu, também é de vasos, tamanho não é "documento" o que vez são fotos que enchem o olho e espero que o espírito também, ao ponto de provocarem inveja (desculpa mas não acredito). as tuas osgas são o melhor insecticida que podes ter, não existe "Mafu" que elimine mais insectos que as osgas (não são venenosas como muita gente acredita).

O teu jardim é tão importante como qualquer outro. Porque ele te cativou.
um beijo
Carlos

Carlos Rebola disse...

Amigo Xistosa
Sei que são "os passarinhos tão engraçados". Também me lembro deste poema da escola primária, talvez do livro da 2.ª classe ou terceira? Lembro-me do desenho dois pássaros um ninho e parece-me flores e cerejas na árvore...
Mas lembro-me do poema mais intensamente, porque a minha amiga Célia pelo natal numa brincadeira (teatro?) que fizemos nos lares de terceira idade do concelho, cantou este poema com a sua bonita voz, a Célia é uma Senhora que admiro muito.

Quanto aos passarões, gritemos como se fazia na minha aldeia em tempos, “escondam os “pitos” as galinhas e a criação miúda que andam aí os “peneireiros” milhafres… E “ás armas contra os canhões marchar”…

Obrigado pelo poema que me trouxe boas recordações amigo Xistosa
Carlos Rebola

fotógrafa disse...

Carlos, o teu jardim, é um espectáculo!!!
Parabéns!!!
Abraço

Carlos Rebola disse...

Obrigado Fotógrafa
Fico contente, porque sei que o meu jardim, já não é só meu, porque o partilho é nosso, é de todos os que visitam (virtualmente) na "blogosfera" no entanto o nosso jardim é real e não tem portões fechados, ou bilheteira está ali para quem o quiser desfrutar.
Beijos e obrigado pela visita
Carlos Rebola