segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gruta do Sabadal na Pena-Cantanhede

O Património Natural é óbvio exemplo de sustentabilidade, a sua duração garante-a.

(Clic na imagem para ampliar)
Nos anos sessenta estudava na Escola Industrial de Cantanhede, o ilustre professor João Lopes Gil a quem muito devo a minha formação integral, era o meu professor de Ciências Naturais, disciplina que tinha como livro de apoio o que acima se mostra. Ora esse livro ensinava que uma das mais notáveis grutas de Portugal é a gruta da Sabadela, Cantanhede, essa gruta fica situada na Pena e as pessoas de lá conhecem-na por "Gruta do Sabadal" e já foi em tempos objecto de muitas visitas de pessoas de fora que por ela perguntavam, hoje até tem uma estrada (variante) recem construída à sua beirinha e já ninguém pergunta pela gruta que se encontra esquecida, abandonada, vandalizada, obstruída. Porque será?

(clic na imagem para amliar)
Esta importante Gruta merece atenção daqueles que detêem o poder eos meios para perservar este e outro património e esta atenção deve ser decidida antes que se destrua o que ainda resta, mais uma obra daquelas ditas como estruturantes e lá se vai o que sustentadamente existe hà muitos milhões de anos e que cuidado é garantia de sustentabilidade económica, por exemplo turismo, existem muitos exemplos.


(Clic na imagem para ampliar)
A gruta tem dois pares de entradas em níveis de planos diferentes, mas estão obstruídas e as estalactites e estalagmites foram quase totalmente destruídas nestes halls da gruta. As pessoas da aldeia dizem que iam ao seu interior várias dezenas de metros, por galerias com bastantes estalactites, que foram sendo destruídas. A gruta era abrigo de muitos morcegos.
É necessário que o "Museu da Pedra" se projecte neste magnifico "exomuseu" natural e tão antigo, que merece todo o nosso respeito e carinho.


(Clic na imagem para ampliar)

A minha sugestão é que as autarquias (Juntas de Freguesia e Câmara) pensem seriamente nas potencialidades que temos, nos planos: - Arqueológico ( tratar do que é referenciado na Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede, estações arqueológicas, Pelício, Pedra do Sino, Outil, Monte Salgado, Pardieiros e fontes romanas), Paleontológico (perservar os afloramentos do Jurássico Médio ricos em amonites e outros fósseis), Geológico (dunas da praia da tocha, estratigrafia do "Horst de Cantanhede" que divide as bacias hidrográficas do Vouga e Mondego, incluir as pedreiras da famosa pedra de Ançã), Hidrológico (Olhos da Fervença e de Ançã, fontes), Cultural (fornos da cal, azenhas e moinhos, forjas, associações, museus etnográficos, etc.), Paisajistico (floresta de pinheiro, carvalheiro e sobreiro, vinha, gandara e dunas), Pré-histórico (têm sido encontrados artefactos em silex em vários locais), e etc..
Penso que um roteiro turistico integrando todas estas potencialidades que são um facto, seria um plano integrante e estruturante, para todo o concelho e com a garantia de sustentabilidade, que o tempo da sua existência confirma, esta sustentabilidade também é económica e de desenvolvimento da nossa população. O país tem tantos organismos para estudar estas potenciades interdisciplinares, se lhes pagamos os estudos é para que sejam postos em prática, para o bem comum.
De quatro em quatro anos assistimos a um frenesim vociferante dos aspirantes ao poder, na defesa de tudo o que é bom, depois, bem! Depois...Nada. Ou nada quase.

O Provérbio: - "Sempre o medo nasceu da culpa"

2 comentários:

Bruno E. Santos disse...

Desconhecia totalmente a existência desta gruta!
E se as estalactites e estalagmites foram destruídas por vândalos, então a situação é mesmo grave, pois teremos de esperar muitos milhares de anos para eles voltarem a "crescer"! Isso diminui o "encanto" e as potencialidades turísticas da gruta!

Anónimo disse...

Isto é tudo uma cambada de incompetentes só pensam e elogiam as coisa que os outros Países ou Municipíos têm, mas esquecem-se que para as coisas existirem alguém teve que as preservar e valorizar, isto só se resolve com gente séria e realmente amiga do ambiente e das pessoas.