quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agenda 21 local


Uma boa ideia
(In jornal "i" de 28 de Outubro de 2009)

"Sucintamente pode dizer-se que uma Agenda 21 Local é um processo através do qual a autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente. O termo deriva da Agenda 21, programa global para o desenvolvimento sustentável assinado na Conferência do Rio em 1992 (Nações Unidas). O capítulo 28 atribui ao poder local a responsabilidade de desenvolver uma plataforma de diálogo e criação de consensos para promover uma estratégia participada de sustentabilidade."

(In Wikipédia)


"Implementação da Agenda XXI local;" Uma promessa do executivo da Câmara Municipal de Cantanhede reeleito, os munícipes colaborantes agradecem o cumprimento do prometido, na defesa do ambiente e duma qualidade de vida sustentável, para um concelho mais verde e melhor.

Sob o lema: - "Pensar global, agir local"


O Provérbio: - "Promessa é dívida"



1 comentário:

Bruno E. Santos disse...

Viram há uns dias atrás a reportagem da TVI intitulada "Máfia Lusitana"? Olhem que um desses locais clandestinos de despejo de lixos tóxicos, venenosos e cancerígenos (citados na reportagem); até era aqui pela região, penso que num outro concelho limítrofe ao nosso! Sobre algumas autoridades nacionais responsáveis, o fenómeno é tão evidente e descarado, que só encontro cinco explicações possíveis para explicar a sua apatia: ou é legislação inadequada e falta de poderes efectivos, ou é falta de meios, ou é preguiça, ou é incompetência ou é corrupção! Uma destas razões deverá ser a explicação!

Para quem não viu essa reportagem, deixo aqui os links do YouTube:
Máfia Lusitana 1:
Máfia Lusitana 2:
Máfia Lusitana 3:
Máfia Lusitana 4 (Conclusão):

Como é dito por um senhor: -"Se este país; de certo modo, devido à crise de valores, se está a tornar numa lixeira moral; pelo menos que não se torne uma lixeira física!" Acho que estas palavras sábias dizem tudo!