domingo, 31 de agosto de 2008

Praia da Tocha, Arte Xávega, Gaivotas e Maçaricos

Hoje fui com a máquina fotográfica, caçar gaivotas à Praia da Tocha

Após terminar a faina da pesca artesanal gaivotas e pessoas recolhem o peixe (sardinhas, carapaus, cavalas, ruivos, crustáceos e salemas) que escaparam da rede.








Os maçaricos procuram "pulgas do mar" e outros pequenos crustáceos na areia molhada

Esta gaivota parece observar, atentamente, a concorrência vinda da Figueira da Foz á Arte Xávega da Praia da Tocha, ela está perplexa com os meios mecânicos novos, por estas ondas, a cerca duma milha da praia para o lado do Palheirão. Junto da "arrebentação".
Eles aí "estão a pescar o que não deviam" como me disse um pescador da "campanha" da Arte de Xávega da Praia da Tocha.
O Provérbio: - "Jornada de mar não se pode taxar"

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Alteração dos limites da Reserva Ecológica Nacional no Concelho de Cantanhede

Resoluções do Conselho de Ministros (3)
Governo decide sobre projectos de requalificaçãoe de delimitação de reservas ecológicas
Presstur 28-08-2008 (18h23)


""O Governo português deliberou hoje, em Conselho de Ministros, lançar um projecto de requalificação urbanística para as áreas da margem sul do estuário do Tejo, constituir a sociedade “Polis Litoral Norte – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, S.A”, alterar as delimitações das reservas ecológicas nacionais dos municípios de Vila Real, Pombal e Cantanhede e aprovar a delimitação da Reserva Ecológica Nacional do município de Mora.

O Projecto do Arco Ribeirinho Sul visa a requalificação urbanística de importantes áreas da margem sul do estuário do Tejo, nos municípios de Almada, Barreiro e Seixal, quer os que são hoje da esfera pública e constituem activos do Estado, quer os envolventes. A Resolução promove a elaboração, no prazo de 90 dias, de uma proposta de Plano Estratégico, em estreita articulação com as autarquias envolvidas e com as empresas públicas detentoras dos terrenos.

“A recente decisão de localização do Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, a construção da Terceira Travessia do Tejo e o conjunto de outras iniciativas interligadas com estes investimentos, vêm dar particular relevância a esta intervenção”, refere o Conselho de Ministros, em comunicado.

A constituição da sociedade "Polis Litoral Norte – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, S.A.", tem por objectivo a gestão, coordenação e execução do investimento a realizar no âmbito do programa "Polis Litoral – Operações Integradas de Requalificação e Valorização da Orla Costeira", numa área de intervenção ao longo da faixa costeira continental, entre Caminha e Esposende, numa extensão de 50 km e que integra as zonas estuarinas dos principais rios – Minho, Lima e Cavado, totalizando uma área de intervenção com 5.000 ha.

Relativamente às resoluções que alteram as delimitações das reservas ecológicas nacionais, a decisão para o município de Vila Real “resulta da necessidade de proceder ao ajustamento da delimitação da REN aos novos limites administrativos do município de Vila Real", enquanto para Pombal se insere “numa estratégia global de dinamismo deste concelho, enquadrada nas propostas de ordenamento constantes dos Planos de Urbanização da Guia e do Carriço e do Plano de Pormenor integrado no Parque Industrial de Pombal”.

“A nova delimitação da Reserva Ecológica Nacional do concelho de Cantanhede agora aprovada insere-se numa estratégia global de dinamismo do concelho de Cantanhede, enquadrada nas propostas de ordenamento dos Planos de Urbanização de Ançã, Febres e Tocha, procedendo ainda à correcção dos traçados de algumas linhas de água e à integração de outras”.

A aprovação da delimitação da Reserva Ecológica Nacional de Mora “insere-se na estratégia municipal de ordenamento do território do município de Mora, com enquadramento no procedimento de revisão actualmente em curso do Plano Director Municipal”. ""

Será que aumentaram a área da REN (Reserva Ecológica Nacinal) em defesa do ambiente que é de todos? (Ver artigo 66.º da Constituição).
Ou será que a diminuiram?


Caso a área da REN tenha sido reduzida. Porque se foi aumentada vivemos num concelho que realmente defende o ambiente, a biodeversidade e ecossistemas.

Será que já não existe o que a REN protegia? Se não existe o que deveria ser protegido, o que aconteceu e porquê?

O que determinou a criação da Reserva Ecológica Nacional?

Fechar a torneira enquanto se escova os dentes (deveria ser prática comum), é muito pouco na defesa do ambiente, muito mais é possível fazer localmente, principalmente no ambito político.



O Provérbio: - "A Natureza criou os prazeres, o homem criou os excessos"

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Quinta da Couceira (eventos) Aniversários, Casamentos, Baptizados, Festas

O casal de jovens, Sandra Ramos e Fernando Porto do Zambujal resolveram transformar um terreno de mato e pinheiros num local aprazível para eventos e criaram um local antes desprezado e pouco bonito numa espécie de paraíso, Quinta da Couceira, aproveitando o terreno as árvores e as pedras ali existentes.












O Provérbio: - "Onde há vontade, há possibilidade"

sábado, 23 de agosto de 2008

Largo do Zambujal necessita da atenção da autarquia

O largo da aldeia do Zambujal é uma zona de lazer e de encontro, para crianças e adultos.
Todos os anos pelo Natal, como tradição é ali que se faz a grande fogueira do Natal. Para tal retiram-se para as não danificar algumas placas do piso que depois são repostas, só que este ano as placas foram levadas pela Junta de Freguesia de Cadima e no espaço que estas ocupavam, foi colocada brita que ainda lá permanece, ora esta operação além de incompreensível, torna impossível a livre circulação no recinto, evitando e tornando perigosa a prática de patinagem pelas crianças, uma vez que a brita colocada naquela "caixa" se espalha pelo restante piso.
A Junta de Freguesia, deveria colocar no sítio onde se faz a fogueira de Natal, um piso de tijolo refractário vulgarmente designado "tijolo burro", resolvendo assim, uma vez por todas a questão.
O parque infantil, também está a precisar de manutenção, como previsto na lei. A areia do mesmo, está suja de excrementos de animais e com muitas pulgas dos mesmos, sendo um risco para a saúde das crianças que frequentam o parque. Há mais de três anos, o Presidente da Junta prometeu substituir a areia por um piso sintético adequado. A promessa deveria ser cumprida para bem da população infantil.





Nota: - Hoje 25 de Agosto à tarde um funcionário da Câmara fez uma vistoria ao estado do parque infantil e tiro medidas, conversei com ele e ele disse-me que iam cimentar e aplicar um piso de borracha no mesmo e reparar a protecção, é um bom sinal.

O Provérbio: - "Quem promete, faz uma dívida"

Posted by Picasa

domingo, 17 de agosto de 2008

Nuvens colecção inédita


Hoje pensei que as nuvens também se podem coleccionar como qualquer obra de arte inédita e as nuvens têm a vantagem de serem baratas, ao contrário das obras de arte licitadas por milhões. Aqui estão algumas obras dearte da minha colecção inédita. Uma colecção de pobre, mas no meu entender e sentir a estética, esta também é bonita.



Quis ser útil ao meu município, dirigi-me ao seu presidente procurando e sugerindo soluções para que fossem resolvidos em benefício da população a questão de ocupação ilegal de mais de sete hectares de terrenos comunais por particulares. O município e o seu presidente escolheram nada fazer rejeitando, menosprezando e ignorando, quem quer colaborar com a Câmara Municipal na solução de problemas locais incluindo ambientais e são muitos,os problemas e também quem está disposto a colaborar no entanto ao que parece puseram-se do lado oposto, pelo menos é o que parece, uma vez que não há qualquer indicador ou acção que demonstre o contrário. Assim ofereço ao Sr. Presidente uma colecção única (não há outra igual) das nuvens que pairam sobre o Zambujal. Continuarei a coleccionar nuvens até que o sol brilhe por aqui, ele pode nascer na Câmara Municipal de Cantanhede, assim queira Sr. Presidente... Se quiser pode afastar estas “nuvens negras” daqui…
Aos amigos que visitam o "Ferroada" disponham destas nuvens como entenderem.

Mas no Zambujal também há "Dixie" apesar das nuvens e a custos destas. Grupo "JABARDIXIE"

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Lixo. Os maus exemplos

No Diário as Beiras de 6 de Agosto na páginas centrais diz-se, como mau exemplo, que uma parte da população polui o ambiente, aumenta os maus cheiros e atrai insectos porque não coloca o lixo em sacos fechados. Até pode ser que alguns populares o façam.

Mas o mau exemplo vem da Câmara Municipal (última responsável pela sua empresa INOVA) que apesar de cada consumidor de água pagar uma tarifa para recolha dos resíduos sólidos mínima de 1,02€ para particulares e que aumenta de acordo com o consumo de água, mantém o lixo nos contentores sem o recolher até chegar ao ponto que se verifica nestes contentores do Zambujal.

Afinal de onde vêem os maus exemplos que põe em risco o ambiente, provocam maus cheiros e atraem insectos? É a população ou é a CMC ou a sua empresa INOVA?

O mau cheiro, resulta principalmente, devido ao muito tempo que o lixo em fermentação, permanece nos contentores sem ser recolhido e também por deficiente lavagem dos mesmos contentores.



Seria bom que os maus exemplos acabassem para bem de todos. Pagamos para que sejam exemplares e o que todos pagamos, não é pouco.
Senhora Câmara deixe de humilhar publicamente os seus munícipes e faça pedagogia através do exemplo, em termos de ambiente nesta e noutras áreas ambientais.



Adenda em 12-08-2008 às 19H:

O lixo já foi recolhido a noite passada

O que as fotos seguintes mostram também tem a assinatura da CMC que dá um mau exemplo ambiental entre outros, demasiados e tristemente exemplares.
É como quem diz "varrem o lixo para debaixo do tapete" ?! Será eficaz a vigilância?

Sugestões:
- Que a CMC ou a INOVA depositem os resíduos (alcatrões e betuminosas) resultantes das suas obras no aterro mais próximo, legalmente existente, que no nosso Concelho é em Portunhos que sabe como tratar e encaminhar estes resíduos perigosos. Aqui ao lado e onde calha e é pedido não! Não fica mais barato pelo contrário, fica mais caro a todos porque somos todos que pagamos, nunca há uma pessoa particular, individual, mandante, responsável.

_ Quanto a monos domésticos que sejam colocados nas povoações contentores para o seu depósito recolhendo-os regularmente.

O Provérbio: - "A lição dos exemplos instrui muito mais que a dos preceitos"

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Boa prática ambiental do Presidente da Câmara de Cantanhede




Diz o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, nas páginas centrais do "Diário as Beiras" na edição de 6 de Agosto (ontem) "Sempre que é possível utilizo a bicicleta em substituição do automóvel, de forma a evitar a poluição do meio ambiente."



E não é que ao passar junto dos Paços do Concelho, lá estava a bicicleta junto da entrada?!


Ou será a bicicleta do "engraxador"? Pois este também evita como muitos outros, sem outra possibilidade, a poluição do meio ambiente usando diáriamente a bicicleta.

Como se pode ver a seguir os exemplos dos saudosos Cândido e Manuel Piedade, que merecem homenagem.

Ao ver, como se viu, os senhores da autarquia e sua empresa, antes da abertura da EXPOFACIC, a visitarem ou verem o andamento dos trabalhos de preparação da mesma em vários automóveis com uma só pessoa, devem tomar como prática este exemplo, como quase todos (ver testemunhos na mesma edição do jornal) fazem na poupança de água imitando o Presidente, "sempre que lavo os dentes fecho a água..." será que já se perdeu o hábito de usar o meio copo de água para lavar os dentes? O uso da bicicleta na cidade de Cantanhede é uma prática que se vê cada vez mais, principalmente por pessoas idosas, mas ciclovias, deveriam existir nesta plana cidade para que os ciclistas principalmente as crianças circulem em segurança.
O Senhor Presidente podia no meu entender fazer muito mais pelo ambiente, usando as competências e poder de decisão próprias do poder local e que lhe foram conferidas pelo voto dos municipes, podia por exemplo mandar retirar o alcatrão depositado e acabar com a destruição dos afloramentos com interesse cultural e cientifico em zona REN no Zambujal, as fontes e nascentes também merecem atenção.
A defesa e valorização do património ambiental, paisagistico e natural, fora da cidade e vilas deveria ser em questões de ambiente e melhoria das condições de vida sustentável, das populações actuais e futuras uma prioridade da Edilidade, até há propostas que só custam vontade política para as concretizar.
Isto para além, claro, de usar a bicicleta, separar o lixo e fechar a água quando lava as mãos e os dentes.




O Provérbio: - "O mais eloquente de todos os sermões é o exemplo"

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A ACRZ na EXPOFACIC

(clicar na imagem para ampliar)
A Associação Cultural e Recreativa do Zambujal desde a primeira hora tem estado na EXPOFACIC. Desde que a Câmara Municipal presidida pelo Dr. Rui Crisótomo, solicitou a participação das associações do concelho no certame.

O Provérbio: - "Onde todos ajudam, nada custa"
Posted by Picasa