quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Boa prática ambiental do Presidente da Câmara de Cantanhede




Diz o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, nas páginas centrais do "Diário as Beiras" na edição de 6 de Agosto (ontem) "Sempre que é possível utilizo a bicicleta em substituição do automóvel, de forma a evitar a poluição do meio ambiente."



E não é que ao passar junto dos Paços do Concelho, lá estava a bicicleta junto da entrada?!


Ou será a bicicleta do "engraxador"? Pois este também evita como muitos outros, sem outra possibilidade, a poluição do meio ambiente usando diáriamente a bicicleta.

Como se pode ver a seguir os exemplos dos saudosos Cândido e Manuel Piedade, que merecem homenagem.

Ao ver, como se viu, os senhores da autarquia e sua empresa, antes da abertura da EXPOFACIC, a visitarem ou verem o andamento dos trabalhos de preparação da mesma em vários automóveis com uma só pessoa, devem tomar como prática este exemplo, como quase todos (ver testemunhos na mesma edição do jornal) fazem na poupança de água imitando o Presidente, "sempre que lavo os dentes fecho a água..." será que já se perdeu o hábito de usar o meio copo de água para lavar os dentes? O uso da bicicleta na cidade de Cantanhede é uma prática que se vê cada vez mais, principalmente por pessoas idosas, mas ciclovias, deveriam existir nesta plana cidade para que os ciclistas principalmente as crianças circulem em segurança.
O Senhor Presidente podia no meu entender fazer muito mais pelo ambiente, usando as competências e poder de decisão próprias do poder local e que lhe foram conferidas pelo voto dos municipes, podia por exemplo mandar retirar o alcatrão depositado e acabar com a destruição dos afloramentos com interesse cultural e cientifico em zona REN no Zambujal, as fontes e nascentes também merecem atenção.
A defesa e valorização do património ambiental, paisagistico e natural, fora da cidade e vilas deveria ser em questões de ambiente e melhoria das condições de vida sustentável, das populações actuais e futuras uma prioridade da Edilidade, até há propostas que só custam vontade política para as concretizar.
Isto para além, claro, de usar a bicicleta, separar o lixo e fechar a água quando lava as mãos e os dentes.




O Provérbio: - "O mais eloquente de todos os sermões é o exemplo"

3 comentários:

Vítor Ramalho disse...

A bicicleta é o único veículo de tracção animal, em que a besta puxa sentada.
Os poderosos não podem ser comparados á “besta” trabalhadora.
Eles só se sentam nos bancos bem almofadados dos seus carros topo de gama.
O Presidente a andar de bicicleta é como os unicórnios, eles andam por ai eu é que nunca vi nenhum.

José Vieira disse...

vamos lá a ver, se calhar a bicicleta é mesmo do nosso presidente e o BMW que está sempre estacionado em frente da Câmara é do engraxador.
Um abraço.

Táxi Pluvioso disse...

Um edil de bicicleta? Só se houver umas câmaras de alguma estação de TV por perto.