Plantação de árvores
Pintura do depósito da Fonte Seca
O provérbio: - "Não é chefe quem teme ter colaboradores competentes."
(Sting) Pequenos atentados ao património ambiental, paleontológico e comunal que poderiam ser facilmente resolvidos, não fosse o desprezo das autarquias, deixando-se que estes "pequenos delitos" se somem dando como resultado grandes e graves problemas que contribuem para o desrespeito e falta de solidariedade com as gerações futuras. “Ferroada" pretende denunciar o que acontece contra o ambiente e ordenamento do território no Zambujal - Cantanhede. (agir localmente recomenda a AGENDA21).Vida
Plantação de árvores
Alguém que diga em que regulamento florestal, manual de silvicultura este procedimento está indicado. Pela força da lei foi preservado, mas pela incúria de alguém foi de seguida condenado, colocaram-lhe um garrote de impermeável alcatrão e bem apertado. Quem salvou o sobreiro como o vai regar e fertilizar, isto é tratar bem a árvore como mandam todas a regras? As da agricultura e silvicultura biológica por ventura, recomendam isto?...
Os serviços técnicos da CMC podem, "sem grandes custos financeiros", salvar este sobreiro e até arranjarem-lhe companhia…
O que se vê não devia acontecer nunca... naquele local.
Senhores técnicos agrários e silvicultores da CMC vejam se é possível fazer alguma coisinha para bem deste sobreiro que parece precisar de ajuda...
Há exemplos que ficam mal a quem os dá...
O provérbio: - "As árvores morrem de pé."
Ai flores, ai flores do verde pino …
- Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mh´á jurado!
Ai Deus, e u é?
- Vós me preguntades polo voss´amado,
e eu ben vos digo que é san´e vivo.
Ai Deus, e u é?
Vós me preguntades polo voss´amado,
e eu ben vos digo que é viv´e sano.
Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo que é san´e vivo
e seerá vosc´ant´o prazo saído.
Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo que é viv´e sano
e seerá vosc´ant´o prazo passado.
Ai Deus, e u é?
Dom Dinis
O provérbio: - " Em pintura e poesia, não se admite mediania."
Será que esta "floresta autóctone" aqui no "Horst de Cantanhede" está vermelha de vergonha, por ser tão priviligiada em relação ao pinhal gandarês por exemplo? É que não existem no mundo muitas florestas com o privilégio de crescerem em afloramentos do jurássico tão férteis em fósseis. Esta é uma brincadeira que retrata uma triste realidade. Foi preciso chegar o século XXI, o século da informação (não conhecimento) para se destruir gratuitamente o que permaneceu protegido ao cuidado da Mãe Natureza e dos nossos iletrados mas sábios antepassados. Vem agora o Vaticano dizer que casos como este são pecados?!, (mortais é quase certo), basta juntar todos os pequenos casos locais como estes para se prever o efeito dessa soma sinérgica.
" ... Pior ainda: vagas de arrepios ondeiam o cordeiro, e os traços (claro) ficaram trémulos, a paisagem cheia de rugas..." Carlos de Oliveira in Finisterra
Segue-se o passo seguinte, o 3º. A "mãe natureza" espera que ninguém repare no que se está a fazer.
O provébio: - "O que a Natureza dá a enxada o tira."
A faixa de terreno entre a estrada e a já formada floresta autóctone é perfeita para o efeito e por isso foi escolhida para a futura floresta, que decerto será frondosa, como se adivinha pelas características do terreno observadas na foto seguinte. E a CMC?
"Vamos ao trabalho. Tragam-me um cordeiro, faz favor. E não se esqueça: tosquiado." (Carlos de Oliveira in Finisterra)
Aqui na orla da floresta as dunas eram de pedra... e como o cordeiro, peladas "tosquiadas".
Segue-se o passo seguinte, o 2º, a mãe natureza inicia a preparação do terreno
O provérbio: - "Mais vale lavrar o nosso ao longe, que o alheio ao perto."
O provérbio: - "Ano de pouco pasto, de muito rasto."
Este é o estado em que se encontra a fonte dos Rodelos, uma das quatro fontes do Zambujal talvez de origem romana (perto do monte Salgado onde provavelmente existiu uma Villa romana) a saber: - Fonte Seca, Fonte Perto, Fonte dos Rodelos e nascente dos Rodelos, estas fontes deram de beber às gentes, gado e terras do Zambujal e em anos de seca às gentes e gado de Vila Nova, Outil e Fornos.
É caso para dizer "vão-se os dedos mas fiquem os aneis" (aneis = "cartas municipais de ...")
A fonte dos Rodelos está descrita assim na Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede:
"20 - Fonte do Rodêlo [22]
1. Fonte
Cronologia: Indeterminada
Lugar: Casal de Cadima; Freguesia: Cadima
(Coordenadas: 40° 18' 03" N / 8° 37' 28'' W; Alt = 100 m; CMP: 218
Acesso: Pelo estrada municipal que de Lemede dá acesso a Burgos. Aí, cortar para o caminho carreteiro, que vai directo a
Rodêlo.
v
2. Geomorfologia: Vasto aplanamento na base da vertente sudoeste de S. Gião.Substrato rochoso: Margas calcárias de S. Gião (f. 19ª -1:50.000).Hidrologia: Zona de nascentes de linhas de água que alimentam a vala da Taboeira.Cobertura vegetal: Zona de agrícola e de vinha.
3. Trata-se de uma fonte primitivamente coberta por lajes, das quais ainda se conserva uma in situ. Esta fonte teria paredesde alvenaria com cerca de 3 m de profundidade e uma escada lajeada pelo lado norte. Estaria associada a vestígios de épocaromana, segundo as populações locais. Não conseguimos confirmar esta hipótese. A pouco mais de 500 metros, para sul, ficao sítio romano do Monte Salgado.
4. Depósito do espólio: desconhecido.
5. INÉDITO; ENDOVÉLICO: CNS 18564."
Carlos Manuel Simões Marques in CARTA ARQUEOLÓGICA DO CONCELHO DE CANTANHEDE pg.47
"Fonte: LusiGlob - O Portal Geográfico de Portugal (http://lusiglob.logicacmg.com)”
Nesta imagem vê-se onde nasce aqui nos afloramentos de S. Gião, Zambujal a Vala da Taboeira, que alimenta a "Barrinha de Mira" cujas águas vão juntar-se ao Vouga para desaguarem no Atlantico em Aveiro. Também por isto o que de mau aqui se fizer vai-se reflectir por todo este caminho.
E a nascente da Vala da Taboeira que podia contar uma bonita história às nossas crianças está assim, como documenta a foto acima. ( 40°17'59.93"N 8°37'22.08"W)
Nesta vista do Google Earth estão marcados alguns pontos que se fossem respeitados dignificados e principalmente, preservados poderiam vir, a tornar-se um roteiro temático e pluridisciplinar.
Esta é a "Fonte Perto" idêntica ao que foi a "Fonte dos Rodelos" e também idêntica à "Fonte Seca" coberta desde 1936.
Todas elas bem perto do Monte Salgado (ver pág. 52 da Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede) onde nos anos noventa foram encontrados vestígios arqueológicos e sobre eles plantada uma vinha.
Provavelmente esta zona do Horst de Cantanhede foi povoada desde tempos pré históricos (ver pg 54 da Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede)O provébio: - "A água é o sangue da terra."