segunda-feira, 10 de março de 2008

Milhares de metros cúbicos de inertes e alcatrão depositados na REN Zambujal

Nesta foto disponível no SIG-MC a linha a azul é o limite da Freguesia de Cadima e a área tracejada a verde é Reserva Ecológica Nacional, de acordo com o PDM de Cantanhede.



A zona em causa (linha Vermelha) vai das coordenadas (40°17'47.52"N 8°37'32.75"W) junto do campo de futebol da ACRZ até (40°18'20.20"N 8°37'4.06"W) limite da Freguesia de Cadima com a de Outil, numa extensão de cerca 1500 metros por cerca 50 metros de largura junto à “Estrada Real” as manchas vermellhas assinalam a maior concentração de resíduos. A maioria destes terrenos são comunais ou baldios. As autarquias têm conhecimento desta situação, mas nada foi feito no terreno, os gabinetes produziram pareceres para o IGAT e reclamante mas sem nenhuma consequência prática. O SEPNA visita esta zona.

Fez-se tudo para que tudo ficasse na mesma, como se pode ver a seguir...


A Cãmara Municipal de Cantanhede emitiu um parecer sobre isto (alcatrão de pavimento da estrada municipal 586) dizendo que era necessário apurar quem era o produtor de tais resíduos.
Noutro parecer disse ainda que era preciso averiguar se o local se situava na REN. ("O coração tem razões que a própria razão desconhece" Pascal)

Aqui é Reserva Ecológica Nacional, estes resíduos provenientes duma obra (saneamento) de que a CMC era dona, cobrem os afloramentos do jurássico médio em estratigrafia pedagógicamente importantes.



Estes terrenos junto à estrada real (Zambujal, Rodelos, Outil) no "Horst de Cantanhede" que divide a bacia hidrogáfica do Mondego da bacia do Vouga, zona onde os "Afloramentos do Jurássico Médio" deveriam ser preservados pela sua importância cientifica, cultural e pedagógica. Nesta zona da Reserva Ecológica Nacional que é também "fronteira" do aquífero "Cársico da Bairrada" (o3) do Sistema de Aquíferos de Portugal, no qual se encontram várias exsurgências das quais a mais perto é a dos "Olhos da Fervença", não devemos esquecer que um aquífero contaminado leva várias centenas de anos a recuperar.

São milhares de metros cúbicos de inertes provenientes da obra de saneamento de Zambujal e Fornos aqui depositados. Estes inertes têm misturados betumes de pavimento (alcatrão) referenciados com resíduos perigosos na LER (17 03 01; 17 03 02 e 17 03 03). Estas placas visiveis nas fotografias decerto não se hamonizam com o ecosistema que se deveria preservar. A Cãmara Municipal de Cantanhede tem o dever de cumprir e fazer cumprir o Regulamento do Ambiente Municipal que ela própria produziu.



Será isto como num iceberg, do qual só se vê uma pequena parte? Quanto mais alcatrão estará por baixo deste que se vê à supefície em vários hectares de terreno situado na REN.

Estas terras são desigandas no cadastro como pastagens, hoje alcatroadas, é por entre placas de alcatrão que este rebanho de ovelhas procura uma gramínea que outrora era abundante nestes baldios. "E o alcatrão tudo levou" talvês fique o cartaz...

É notório nesta foto que há sempre iletrados com mais e efectiva preocupação ambiental que alguns dos letrados dotores e injenheiros que não levantam as nalgas dos confortáveis cadeirões dos seus luxuosos gabinetes. É preciso limpar a área de todo este lixo, há uma unidade de tratamento deste tipo de inertes bem perto.

O provérbio: - "É mais fácil ridicularizar uma boa acção que imitá-la."

5 comentários:

José Vieira disse...

bem haja pelo blog e pela atenção a estes pequenos enormes problemas do nosso concelho.
visite http://pedrapartida.blogspot.com/

Vítor Ramalho disse...

É uma vergonha que deve ser denunciada e combatida.

Manel disse...

Aqui, acuso o presidente da Câmara de Cantanhede de incompetência moral.

Carlos Rebola disse...

Pois é caros amigos, é triste mas todas as denuncias feitas, parecem que caíram em "saco roto". Para felicidade dos especuladores e "chicos espertos" este é um panorama que não escasseia na região... continuarei esta luta.
Obrigado pelo vosso apoio aqui expresso.

Carlos Rebola

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado