quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Limpar Portugal no dia 20 de Março de 2010


Mãos à obra! Limpar Portugal

ESTE MOVIMENTO CÍVICO INDEPENDENTE, PROPÕE-SE REFERENCIAR LIXEIRAS DEPOSITADAS INDEVIDAMENTE NAS NOSSAS FLORESTAS E REMOVE-LAS EM 20 MARÇO 2010


IMPORTANTE: EM CASO ALGUM ACEITAMOS DINHEIRO



Adira e colabore para um Portugal mais limpo e saudável. No site oficial terá uma página própria onde poderá divulgar as suas acções, motivações e preocupações sobre o ambiente e qualidade de vida.
Se cada um agir localmente é possível melhorar o ambiente a nível global "Pensar global, agir local".

Integrado no Grupo de voluntários de Cantanhede, CNT-Cantanhede o Zambujal está a organizar-se no sentido de remover as pequenas lixeiras existentes na área rústica da aldeia.
Temos garantidos alguns meios de transporte (tractores) dos lixos recolhidos e estamos a referenciar as lixeiras existentes.
Este movimento já deu frutos, com muito êxito em vários países, veja o exemplo da Estónia no filme abaixo.




Este movimento terá maior êxito com a colaboração, que creio certa, das autarquias, (Junta de Freguesia e Câmara Municipal), entidades ligadas à recolha e tratamento de lixos, aterros, autoridades (GNR-SEPNA) e outras entidades que lutam por um ambiente melhor.

Atingir os objectivos propostos só depende da motivação e vontade de cada um e já somos muitos.


Capacidade e acreditar

(leia esta pequena história e tire dela uma conclusão)


Certa lenda conta que andavam duas crianças a patinar em cima dum lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo quebrou-se e uma das crianças caiu na água gelada. A outra criança ao ver que o seu amigo se afogava de baixo do gelo, pegou numa pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar o seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que acontecera, perguntaram ao menino:


- Como conseguis-te fazer isto? É impossível que tenhas sido tu a quebrar o gelo com esta espessura e ainda com essa pedra e mãos tão pequenas!


Nesse instante apareceu um velhinho e disse:


- Eu sei como ele conseguiu.


Todos perguntaram: - Como?


O velhinho respondeu:


- Porque não havia ninguém perto dele para lhe dizer, para desistir, porque ele nunca seria capaz quebrar o gelo e salvar o amigo.



O Provérbio: - "Onde há vontade, há possibilidade"



1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Daqui para a frente vai desaparecer a História da Humanidade. É que o lixo será preciosidade arqueológica no futuro, acabando com ele, acaba-se com a possibilidade de sermos relembrados, como sucedeu com a civilização tartésica.