segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Lixo. Os maus exemplos

No Diário as Beiras de 6 de Agosto na páginas centrais diz-se, como mau exemplo, que uma parte da população polui o ambiente, aumenta os maus cheiros e atrai insectos porque não coloca o lixo em sacos fechados. Até pode ser que alguns populares o façam.

Mas o mau exemplo vem da Câmara Municipal (última responsável pela sua empresa INOVA) que apesar de cada consumidor de água pagar uma tarifa para recolha dos resíduos sólidos mínima de 1,02€ para particulares e que aumenta de acordo com o consumo de água, mantém o lixo nos contentores sem o recolher até chegar ao ponto que se verifica nestes contentores do Zambujal.

Afinal de onde vêem os maus exemplos que põe em risco o ambiente, provocam maus cheiros e atraem insectos? É a população ou é a CMC ou a sua empresa INOVA?

O mau cheiro, resulta principalmente, devido ao muito tempo que o lixo em fermentação, permanece nos contentores sem ser recolhido e também por deficiente lavagem dos mesmos contentores.



Seria bom que os maus exemplos acabassem para bem de todos. Pagamos para que sejam exemplares e o que todos pagamos, não é pouco.
Senhora Câmara deixe de humilhar publicamente os seus munícipes e faça pedagogia através do exemplo, em termos de ambiente nesta e noutras áreas ambientais.



Adenda em 12-08-2008 às 19H:

O lixo já foi recolhido a noite passada

O que as fotos seguintes mostram também tem a assinatura da CMC que dá um mau exemplo ambiental entre outros, demasiados e tristemente exemplares.
É como quem diz "varrem o lixo para debaixo do tapete" ?! Será eficaz a vigilância?

Sugestões:
- Que a CMC ou a INOVA depositem os resíduos (alcatrões e betuminosas) resultantes das suas obras no aterro mais próximo, legalmente existente, que no nosso Concelho é em Portunhos que sabe como tratar e encaminhar estes resíduos perigosos. Aqui ao lado e onde calha e é pedido não! Não fica mais barato pelo contrário, fica mais caro a todos porque somos todos que pagamos, nunca há uma pessoa particular, individual, mandante, responsável.

_ Quanto a monos domésticos que sejam colocados nas povoações contentores para o seu depósito recolhendo-os regularmente.

O Provérbio: - "A lição dos exemplos instrui muito mais que a dos preceitos"

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

O mais engraçado é que, no futuro, esse hoje "lixo" valerá fortunas. Tal como, o lixo das civilizações anteriores, é actualmente valioso tesouro arqueológico. É dar tempo ao tempo.