segunda-feira, 20 de abril de 2009

Apresentação do livro "Pé-de-Vento na Lixeira"

(clicar nas imagens para ampliar)
O Programa de apresentação do livro "Pé-de-Vento na Lixeira, começou com uma visita ao Cabo Mondego, integravam o grupo, populares, vários alunos da Universidade de Coimbra, professores da mesma Universidade, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, a Professora Dr.ª Helena Henriques guiou-nos nesta visita com as suas explicações de especialista mas acessíveis a todos, ela que lutou com fortes argumentos científicos durante catorze anos para que este sítio, autêntico "calendário padrão" do Jurássico Médio e Superior, fosse classificado o que finalmente aconteceu.

Citações do prefácio

“O Museu da Pedra do Município de Cantanhede, ao editar tais relatos, cumpre o seu papel de instituição promotora de valores de sustentabilidade junto do seu vasto público, iniciativa que a Comissão Nacional da UNESCO saúda e reconhece como de inestimável interesse na difusão dos princípios subjacentes à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e ao Ano Internacional do Planeta Terra, actualmente em curso.
Por último, uma especial palavra às autoras e ilustradora que, de uma forma muito criativa e divertida, nos alertam para a necessidade de uma gestão sustentável dos resíduos, destacando que, também eles, podem ter um papel essencial na construção de um planeta mais saudável.”

Fernando Andresen Guimarães

Presidente da Comissão Nacional da UNESCO

"O resultado é uma autêntica lição sobre o que está em causa quando se fala de preservação do meio ambiente e de conservação da natureza, tendo como referência os deveres de cidadania e as novas exigências na forma de lidar com os resíduos sólidos urbanos, que nesta história de Maria Helena Henriques e Maria José Moreno, com ilustrações de Verónica Rebola, se recusam a ser tratados como lixo e reclamam a sua valorização.
Esse é aliás um dos maiores desafios com que as sociedades modernas estão confrontadas, o desafio de promover a sustentabilidade dos recursos naturais e de um ambiente de qualidade, através da consolidação de uma cultura cívica em que os comportamentos tendentes a assegurar as condições necessárias para a redução, a reciclagem e a reutilização dos resíduos sejam uma prática efectiva no quotidiano dos cidadãos."

João Carlos Vidaurre Pais de Moura

Presidente da Câmara Municipal

É editar uma história que é a história de todos os despojos de uma sociedade marcada por um consumo exacerbado de todo o tipo de objectos que rapidamente se tornam inúteis. É a história de uma comunidade de resíduos que, farta de campanhas inúteis em prol dos "3 Rs" junto dos cidadãos, desenvolve outra estratégia, assumindo o seu direito à indignação e lutando activamente por ter uma nova oportunidade na sociedade. E uma história que não trata o lixo enquanto tal. Todos os resíduos que a protagonizam, impregnados de engenho e muito humor dialogam entre si e com o leitor, para o levar a reflectir sobre a séria e complexa situação do excesso de produção de resíduos. Cada um deles esgrime argumentos para persuadir o leitor a ser um apoiante indefectível da sua causa que é, afinal, uma causa comum e da maior relevância, designadamente em termos de saúde pública. Esta, é também uma história que resulta da partilha de princípios de sustentabilidade entre autoras e ilustradora, partilha essa que envolverá agora os jovens cidadãos de Cantanhede, através do melhor mediador do município em matéria de promoção de educação para a sustentabilidade: o Museu da Pedra.

Coimbra, 23 de Janeiro de 2009


Maria Helena Paiva Henriques
Comité Português para o Ano Internacional do Planeta Terra

A edição do livro integrada no âmbito das acções do Ano Internacional do Planeta Terra, foi apadrinhada pelo Museu da Pedra de Cantanhede.

A mesa era constituída, pelo Presidente do Grupo Auchan, pela Directora Adjunta da Direcção Regional da Educação Centro que prometeu a integração do livro no Plano Nacional de Leitura (Ler+) e distribuição pelas escolas, pelo Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, pelo Vereador da Cultura, Pedro Cardoso, que prometeu que o Munícipio iria mais além no que este evento significou, pelas autoras Helena Henriques e Maria Moreno que no mesmo âmbito também são autoras com Galopim de Carvalho dos "Contos da Dona Terra", pela ilustradora Verónica Rebola.

Cerca de 200 pessoas, muitas crianças, assistiram à apresentação do livro, que foi oferecido a todos os presentes, as autoras e ilustradora assinaram com dedicatória o livro, a quem o solicitou.

O "lixo" organizou-se um dia na lixeira e produziu um panfleto revolucionário que o vento distribuiu por todos os cidadãos, Dizia assim "Somos RSU! Não queremos ser tratados como lixo! Queremos ser valorizados!"

O livro foi objecto dum momento cénico muito engraçado e bem conseguido, preparado por Nuno Loureiro e oferecido pelo Grupo Auchan.

Espera-se que o "Pé-de-Vento na Lixeira" dê os seus frutos entre os mais novos (o futuro) e que as instituições e mais velhos também acatem e apreendam os seus ensinamentos e os ponham em prática.

O Provérbio: - "Entre falar e fazer, há muito que dizer"
Posted by Picasa

2 comentários:

Mariazita disse...

Amigo, hoje venho trazer um presente e um desafio giro que estão
AQUIVai ver, e actua em conformidade...

Beijinhos
Mariazita

jorgeguerra disse...

Caro Carlos Rebola,

parabéns, creio que deve estar também satisfeito.
Vamos no futuro começar a apreciar mais trabalhos de uma artista.

Saudações!