quinta-feira, 8 de abril de 2010

Só com grande artimanha ou "Arte e Manha" podemos desmentir isto.



"CANDIDATURA DA JUSTIÇA SOCIAL
 
A Pobreza e a Exclusão (irmãs siamesas que derivam quase exclusivamente do desemprego, do trabalho precário, dos baixos salários e de uma governação política e económica muitas vezes insensível e indiferente) são os principais obstáculos da existência de Paz social em Portugal e no Mundo. Incongruências dos tempos modernos, essas graves violações dos Direitos Humanos impedem que se perspective um futuro harmonioso para todos nós. As causas de tamanho paradoxo, num Mundo que nunca produziu e acumulou tanta riqueza, são a indiferença, a intolerância, a ganância e a falta de Amor geradores de guerras, desgovernação e desemprego.
Como problema grave que é, o binómio pobreza-exclusão, ao envergonhar, humilhar e marginalizar uma parte significativa da nossa população, retirando-lhe qualquer esperança, está no cerne de desafios-ameaças tais como: a fome, a imigração, os sem-abrigo, os mercados do trabalho precário e da prostituição, a exploração infantil, a exploração laboral (real motivação de tantas deslocalizações de empresas gananciosas e sem ética social) e... a terrível insegurança. Não tenhamos dúvidas: é no pântano da miséria, da exclusão e da humilhação (origem de revolta e ódio) que cresce a insegurança e o medo.
Eis o panorama inquietante que pode matar, mais depressa do que pensamos, as nossas Democracias, Liberdades, Garantias e efémeras certezas! É a temível “Bomba Social”: tão falada mas tão menosprezada. Com o rastilho já aceso ela já está visível. 
Portugal não está imune a essa tragédia anunciada. Não nos iludamos: o problema é grave. Pelo menos vinte por cento da nossa população vive na pobreza e os guetos de exclusão social existem! Ainda podem aumentar...São factos indesmentíveis. Só quem não está atento ao país real é que se deixa ludibriar. A pobreza e a exclusão são a nossa vergonha. Só nos resta combatê-la. Com determinação, sem tibieza, com humanismo e compaixão para com o nosso povo onde se incluem, evidentemente, todas as minorias étnicas e comunidades imigrantes, legais e ilegais, que partilham, no seu dia-a-dia, os nossos problemas, anseios e alegrias. Como país de emigrantes que fomos (e continuamos a ser) é uma questão de dignidade nacional.
Em Portugal é possível reduzir drasticamente a pobreza e a exclusão social. Esse objectivo será conseguido se fizermos do imperativo de acabarmos com esta nossa vergonha uma Causa Nacional. Tal exige vontade, meios, empenho e a união de todos: partidos políticos responsáveis, forças económicas cidadãs, sociedade civil esclarecida e organizada e cidadãos voluntários, activos e solidários. Só mobilizados e motivados, em nome de Portugal, criando mais riqueza nacional e não aceitando olhar para essa vergonha como uma fatalidade, ou qualquer atavismo lusitano, é que venceremos. Se não o fizermos, e já, poderá estar em causa a nossa Democracia e o nosso futuro colectivo enquanto Nação.
Como futuro Presidente da República, primeiro representante da Nação e do Estado, tudo farei para contribuir decisivamente para o combate à pobreza, a nossa prioridade absoluta a par com a credibilização da nossa justiça e da política nacional.
 
Fernando Nobre"



Citação: - "Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência" Aristótles

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Sem pobres os ricos fogem para Espanha.