quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agenda 21 local


Uma boa ideia
(In jornal "i" de 28 de Outubro de 2009)

"Sucintamente pode dizer-se que uma Agenda 21 Local é um processo através do qual a autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente. O termo deriva da Agenda 21, programa global para o desenvolvimento sustentável assinado na Conferência do Rio em 1992 (Nações Unidas). O capítulo 28 atribui ao poder local a responsabilidade de desenvolver uma plataforma de diálogo e criação de consensos para promover uma estratégia participada de sustentabilidade."

(In Wikipédia)


"Implementação da Agenda XXI local;" Uma promessa do executivo da Câmara Municipal de Cantanhede reeleito, os munícipes colaborantes agradecem o cumprimento do prometido, na defesa do ambiente e duma qualidade de vida sustentável, para um concelho mais verde e melhor.

Sob o lema: - "Pensar global, agir local"


O Provérbio: - "Promessa é dívida"



domingo, 25 de outubro de 2009

Uma horta biológica do século XXI




Com tamanha protecção com produtos da tecnologia moderna, contra infestantes, pragas e auxiliares nem o ambiente pode resistir. Um, não, paradigma da agricultura biológica.

O Provérbio: - "Cada um colhe segundo semeia"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Câmara Municipal de Cantanhede e INOVA iniciaram limpeza de afloramentos no Zambujal

Foi com satisfação que hoje pela manhã assistimos ao início dos trabalhos de remoção dos entulhos e outros resíduos que estão a ser separados, nos terrenos comunais do Zambujal situados no Monte Grande/Rodelos, em zona de Reserva Ecológica Nacional junto da "Estrada Real" e que cobrem os afloramentos do Jurássico Médio.
Os trabalhos de limpeza estão a decorrer junto ao recinto desportivo da ACRZ no sentido do Gião.
Esta acção da Câmara Municipal de Cantanhede em parceria com a INOVA-EM, era um anseio da população, que vê com agrado as máquinas e equipas técnicas a trabalharem no sentido de preservar o ambiente, o património cultural e natural, que estava a ser mal tratado e destruído.
Estes trabalhos estão a decorrer sob a direcção técnica da INOVA
O "Ferroada" não pode deixar de elogiar esta acção agora iniciada, esperando que seja concretizada totalmente com os devidos procedimentos técnicos recomendados nas zonas onde os afloramentos merecem a classificação já pedida. Pois é um bem que irá ser usufruído pelas gerações de hoje e pelas que hão-de vir. Pensamos que lutar pelos nossos anseios e resolução dos nossos problemas comunitários é um dever. Persistir resulta porque “Ninguém tem o direito de alhear-se dos problemas da sua terra" e quando os problemas são prementes e reais, por mais complexos que sejam existe sempre quem encontre a solução. Basta vontade, querer e acção.
Estamos contentes e expectantes.

O Provérbio: - "É a vontade que move montanhas"

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gruta do Sabadal na Pena-Cantanhede

O Património Natural é óbvio exemplo de sustentabilidade, a sua duração garante-a.

(Clic na imagem para ampliar)
Nos anos sessenta estudava na Escola Industrial de Cantanhede, o ilustre professor João Lopes Gil a quem muito devo a minha formação integral, era o meu professor de Ciências Naturais, disciplina que tinha como livro de apoio o que acima se mostra. Ora esse livro ensinava que uma das mais notáveis grutas de Portugal é a gruta da Sabadela, Cantanhede, essa gruta fica situada na Pena e as pessoas de lá conhecem-na por "Gruta do Sabadal" e já foi em tempos objecto de muitas visitas de pessoas de fora que por ela perguntavam, hoje até tem uma estrada (variante) recem construída à sua beirinha e já ninguém pergunta pela gruta que se encontra esquecida, abandonada, vandalizada, obstruída. Porque será?

(clic na imagem para amliar)
Esta importante Gruta merece atenção daqueles que detêem o poder eos meios para perservar este e outro património e esta atenção deve ser decidida antes que se destrua o que ainda resta, mais uma obra daquelas ditas como estruturantes e lá se vai o que sustentadamente existe hà muitos milhões de anos e que cuidado é garantia de sustentabilidade económica, por exemplo turismo, existem muitos exemplos.


(Clic na imagem para ampliar)
A gruta tem dois pares de entradas em níveis de planos diferentes, mas estão obstruídas e as estalactites e estalagmites foram quase totalmente destruídas nestes halls da gruta. As pessoas da aldeia dizem que iam ao seu interior várias dezenas de metros, por galerias com bastantes estalactites, que foram sendo destruídas. A gruta era abrigo de muitos morcegos.
É necessário que o "Museu da Pedra" se projecte neste magnifico "exomuseu" natural e tão antigo, que merece todo o nosso respeito e carinho.


(Clic na imagem para ampliar)

A minha sugestão é que as autarquias (Juntas de Freguesia e Câmara) pensem seriamente nas potencialidades que temos, nos planos: - Arqueológico ( tratar do que é referenciado na Carta Arqueológica do Concelho de Cantanhede, estações arqueológicas, Pelício, Pedra do Sino, Outil, Monte Salgado, Pardieiros e fontes romanas), Paleontológico (perservar os afloramentos do Jurássico Médio ricos em amonites e outros fósseis), Geológico (dunas da praia da tocha, estratigrafia do "Horst de Cantanhede" que divide as bacias hidrográficas do Vouga e Mondego, incluir as pedreiras da famosa pedra de Ançã), Hidrológico (Olhos da Fervença e de Ançã, fontes), Cultural (fornos da cal, azenhas e moinhos, forjas, associações, museus etnográficos, etc.), Paisajistico (floresta de pinheiro, carvalheiro e sobreiro, vinha, gandara e dunas), Pré-histórico (têm sido encontrados artefactos em silex em vários locais), e etc..
Penso que um roteiro turistico integrando todas estas potencialidades que são um facto, seria um plano integrante e estruturante, para todo o concelho e com a garantia de sustentabilidade, que o tempo da sua existência confirma, esta sustentabilidade também é económica e de desenvolvimento da nossa população. O país tem tantos organismos para estudar estas potenciades interdisciplinares, se lhes pagamos os estudos é para que sejam postos em prática, para o bem comum.
De quatro em quatro anos assistimos a um frenesim vociferante dos aspirantes ao poder, na defesa de tudo o que é bom, depois, bem! Depois...Nada. Ou nada quase.

O Provérbio: - "Sempre o medo nasceu da culpa"

domingo, 11 de outubro de 2009

Eleições Autarquicas no Zambujal



Os 21 candidatos do Zambujal que integraram as listas das três forças partidárias (PSD; CDU; PS) concorrentes à Junta de Freguesia de Cadima.


Os boletins de voto e constituição da mesa da secção de voto do Zambujal e Fornos.

Um momento do acto eleitoral.

Os Resultados em Zambujal e Fornos. Eleitores 610

Assembleia Municipal de Cantanhede

PSD - 251 Votos
PS - 101 Votos
CDU - 013 Votos

Brancos - 3
Nulos - 3

Câmara Municipal de Cantanhede

PSD - 259 Votos
PS - 95 Votos
CDU - 009 Votos

Brancos - 5
Nulos - 3

Assembleia de Freguesia de Cadima

PSD - 234 Votos
PS - 121 Votos
CDU - 011 Votos

Brancos - 2
Nulos - 3

Democraticamente todos tiveram votos
A maioria dos eleitores votantes do Zambujal e Fornos escolheram o seguinte programa para a sua Junta de Freguesia que foi proposto pelo PSD encabeçado pelo candidato José Alberto Pessoa

O "Ferroada" dá os parabéns aos escolhidos, pelo seu e nosso povo entidade colectiva real não personalizada, que depositou a sua confiança naqueles que elegeu com o seu voto, para satisfazem as suas necessidades e anseios, que a sua vontade e saber individual não consegue resolver, devido à amplitude e complexidade das mesmas necessidades e anseios, por ultrapassarem as suas capacidades pessoais, enquanto elementos singulares do mesmo colectivo.

O programa para a Câmara Municipal de Cantanhede foi o do PSD proposto pelo Dr. João Moura reeleito com expressiva vontade dos eleitores do Concelho. Aqui pode ver o programa.

O Provérbio: - "Onde há vontade, há possibilidade"

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Areia das nossas praias, de que é feita?


"Contar os grãos de areia destas dunas é o meu ofício actual. Nunca julguei que fossem tão parecidos, na pequenez imponderável, na cintilação de sal e oiro que me desgasta os olhos. O inventor de jogos meu amigo veio encontrar-me quase cego. Entre a névoa radiosa da praia mal o conheci. Falou com a exactidão de sempre:
«O que lhe falta é um microscópio. Arranje-o depressa, transforme os grãos imperceptíveis em grandes massas orográficas, em astros, e instale-se num deles. Analise os vales, as montanhas, aproveite a energia desse fulgor de vidro esmigalhado para enviar à Terra dados científicos seguros. Escolha depois uma sombra confortável e espere que os astronautas o acordem»."

[Carlos de Oliveira, "Sobre o Lado Esquerdo"]

Um dia destes estive na Praia da Tocha quase deserta e caminhei à beira mar, era um dia da semana e o tempo nebuloso, ventoso, fresco não era convidativo para quem vai à praia fazer o dia do lagarto, estender-se ao sol. Mas era um tempo bom para reflectir e pensei na origem da areia, remexendo-a com as mãos observando os seus pequenos grãos, tão diversos, na forma, tamanho e cor, que aos biliões fazem as dunas e os areais.
Durante milhões da anos, a natureza mantém em perpétuo movimento, rochas, conchas, enfim tudo o que fisicamente existe, dividindo, rolando, polindo reduzindo até produzir estes minúsculos grãos de que são feitas as praias os deserto e as poeiras que circulam no planeta inexoravelmente. Um grão de areia, o mais pequeno, já pode ter sido parte da maior rocha, que outrora rolou do cume da mais alta montanha que arrastada pelas correntes indomáveis dum rio, a foi meteorizando em partes cada vez mais pequenas, até chegarem ao mar, formando as praias, os desertos e as nuvens de microscópica poeira levadas pelos ventos que circulam incessantemente por todo o planeta Terra.

No entanto se não limparmos o lixo, a areia começa a ter na sua composição grãos de porcarias tóxicas, plásticos, metais pesados e outros venenos cuja percentagem crescente pode atingir o limiar mínimo da sobrevivência humana ou até mesmo ultrapassá-lo.
As nossas dunas e areais à beira mar, precisam de limpeza, o movimento "Limpar Portugal" dará a sua contribuição no dia 20 de Março de 2010, para evitar a produção de areias venenosas.
É preciso limpar os nossos areais à beira-mar.
Vamos fazê-lo.

"Quem contará esta noite os grãos de areia da praia?
Seu peso na balança do sacrifício?

Deixaram-nos sozinhos.
Com uma barra de chumbo alterando o nosso olhar.
Com uma barra de chumbo que divide nossos olhos nocturnos
da água turva da penitência.

Tanta tempestade arrancando-nos as redes da alma...
o escapulário do medo.

E um dedo indicador que aponta o céu
como uma flecha imóvel
contra todo o horizonte estremecendo-se de nuvens.

Vão fechando os guarda-sóis cravados na beira-mar."


(Jesús Losada, Teu Rosto na Água de Outra Maneira,
Esposende, No Silêncio da Gaveta, 2001, edição bilingue)


O Provérbio: - "A perseverança tudo vence"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Limpar Portugal no dia 20 de Março de 2010


Mãos à obra! Limpar Portugal

ESTE MOVIMENTO CÍVICO INDEPENDENTE, PROPÕE-SE REFERENCIAR LIXEIRAS DEPOSITADAS INDEVIDAMENTE NAS NOSSAS FLORESTAS E REMOVE-LAS EM 20 MARÇO 2010


IMPORTANTE: EM CASO ALGUM ACEITAMOS DINHEIRO



Adira e colabore para um Portugal mais limpo e saudável. No site oficial terá uma página própria onde poderá divulgar as suas acções, motivações e preocupações sobre o ambiente e qualidade de vida.
Se cada um agir localmente é possível melhorar o ambiente a nível global "Pensar global, agir local".

Integrado no Grupo de voluntários de Cantanhede, CNT-Cantanhede o Zambujal está a organizar-se no sentido de remover as pequenas lixeiras existentes na área rústica da aldeia.
Temos garantidos alguns meios de transporte (tractores) dos lixos recolhidos e estamos a referenciar as lixeiras existentes.
Este movimento já deu frutos, com muito êxito em vários países, veja o exemplo da Estónia no filme abaixo.




Este movimento terá maior êxito com a colaboração, que creio certa, das autarquias, (Junta de Freguesia e Câmara Municipal), entidades ligadas à recolha e tratamento de lixos, aterros, autoridades (GNR-SEPNA) e outras entidades que lutam por um ambiente melhor.

Atingir os objectivos propostos só depende da motivação e vontade de cada um e já somos muitos.


Capacidade e acreditar

(leia esta pequena história e tire dela uma conclusão)


Certa lenda conta que andavam duas crianças a patinar em cima dum lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo quebrou-se e uma das crianças caiu na água gelada. A outra criança ao ver que o seu amigo se afogava de baixo do gelo, pegou numa pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar o seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que acontecera, perguntaram ao menino:


- Como conseguis-te fazer isto? É impossível que tenhas sido tu a quebrar o gelo com esta espessura e ainda com essa pedra e mãos tão pequenas!


Nesse instante apareceu um velhinho e disse:


- Eu sei como ele conseguiu.


Todos perguntaram: - Como?


O velhinho respondeu:


- Porque não havia ninguém perto dele para lhe dizer, para desistir, porque ele nunca seria capaz quebrar o gelo e salvar o amigo.



O Provérbio: - "Onde há vontade, há possibilidade"