quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tarifas de disponibilidade. Um filão de receitas a explorar, pela CMC?

Das reclamações feitas junto da Câmara Municipal de Cantanhede, resultou a melhoria da informação dada na factura da água, como se pode ver nos exemplos a seguir.


No entanto foi implementada mais uma “taxa de disponibilidade” recolha de lixo, será o tal filão de extorsão de dinheiro aos munícipes? Será dupla tributação? A taxa sobre lixo, indexada ao consumo de água não inclui no seu cálculo um parâmetro sobre os custos da recolha?
De referir que a adutora de abastecimento de água ao Zambujal está degradada, velha e é de fibrocimento que incorpora amianto, substância proibida e perigosa.
Para quando a substituição desta adutora que não cumpre as normas relacionadas com a saúde pública? Não são exigíveis serviços de qualidade, na proporção dos seus custos.
Lembramos mais uma vez que CMC dona da obra de saneamento do Zambujal que produziu resíduos (alcatrão) depositados na REN e área do aquífero da Bairrada, sem que nunca os tivesse retirado como lhe competia fazendo-se merecedora dos prémios ambientais de que tanto se orgulha.Coerências?

Alteração ao regulamento municipal

Acta 19/2008 da CMC (7 de Outubro de 2008)
Esta alteração parece aplicar um princípio ou espírito preocupante, veja A propósito de Vladimir Maiakovski , tudo o que está disponível será taxado, agravando ainda mais a norma ou princípio do “utilizador pagador”, mesmo de serviços públicos vitais, basta que esteja disponível o serviço ou bem para que paguemos, utilizemos ou não.
Parece assim que temos dupla tributação que sobrecarrega os munícipes sob a confusão criada pelo próprio legislador.Será que venhamos a ter que pagar taxas de disponibilidade- Dos serviços municipais?- Dos membros do executivo camarário?- Da frota automóvel?- Dos administradores das EM,s?- Das hortaliças da quinta biológica?- Do campo de golfe?Enfim, taxas de disponibilidade, até ao limite da imaginação disponível neste domínio?

Podemos considerar que estão a pensar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que um euro a menos significa menos uns pães à mesa por mês?
Vivemos sujeitos ao desenvolvimento desenfreado do “chico-espertismo” dos tecnocratas que vêm as pessoas como bens de consumo, equipamentos, parece-me que os tecnocratas com poderes que lhes foram delegados ou subdelegados com boa fé, vão destruindo o que resta de humanismo.
O Provérbio: - "A honestidade é a melhor política"

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Barack Obama - Um sorriso de expectativa para quem deseja um mundo melhor

(Foto da internet)
Que este jovial sorriso, dê razões ao mundo para que a Humanidade
também tenha vontade de sorrir.
O Provérbio: - "Mais vale esperança boa que hipótese má"

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cantar as Janeiras

O Grupo Etnográfico da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal desejou à comunidade um Bom Ano de 2009, entoando cânticos de Natal e cantando as Janeiras



O evento realizou-se à volta da fogueira no largo da capela.

O Provérbio: - "O bom e o bem, nunca enfadam."
Posted by Picasa

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Guerra ou paz? Obviamente a PAZ

Invasão da “Faixa de Gaza”

Os líderes “religiosos” de ambos os lados pedem a “Deus” êxito aos seus beligerantes, mas “Deus” parece ajudar mais um lado que o outro, pelos resultados conhecidos, ora veja:

Dia 14 de Janeiro – em 18 dias de ofensiva israelita.

- Israel matou 1010 palestinianos e feriu 4700, dos mortos mais de 300 são crianças.
- Hamas matou 12 israelitas, 9 soldados e três civis.
Fonte: - jornal Público de 14-01-2009
Dia 18 de Janeiro - em 22 dias de ofensiva israelita.
- Israel matou 1201 palestinianos, 410 dos quais são crianças. (cinco mil feridos, 1630 são crianças)
- Hamas matou 13 israelitas, 19 soldados e 3 cívis.
Numa guerra unilateral Israel finalmente sob pressão internacional, a ONU pede investigação sobre crimes de guerra, Israel aceita um cessar fogo. Devido talvez ao facto de o seu braço direito "Bush" estar de saída e "Kadima" estar próximo a ir a votos, esta guerra foi como que uma esécie de campanha eleitoral em Israel.
Que a paz e sossego regresse.


Estes são os "terroristas" que estão a ser mortos em operações cirurgicamente planeadas, isto não são resultado de acidentes, é deliberado pelos "humanos".
Ao centro estão os "mísseis" utilizados por estes "terroristas" e contrabandeados pelas suas mães que teimam em alimentá-los, correndo diariamente riscos em túneis, "que são uma autêntica ameaça global" e que devem ser destruídos (livre circulação?).
Vejam de seguida o que os "defensores" da paz utilizam para manter o negócio da mama, vampiros que enriquecem com o sangue e morte de inocentes, uns mandam dezenas de "rockets" tão mortíferos que nem os próprios de destroiem para ser largamente exibidos, estes quantas bombas, mísseis, até fósforo (horroroso e diabólico), por mar terra e ar, sobre os ditos terroristas? Deveria ser norma não acreditar em nada o que estes senhores dizem sobre as guerras que fazem, porque é tudo mentira, se assim não fosse deixavam que os jornalistas pudessem fazer o seu trabalho como fazem do seu lado onde se esforçam por mostrar o que não encontram. Como se dizia da "cortina de ferro" é lícito perguntar que democracia é esta apoiada pelo ocidente que esconde o que aconteceu a um dos senhores da guerra "Ariel Sharon" não deve ser equecido entre outros o massacre de Qibya, está morto, vivo ou assim assim? Hipocrisias civilizadas...
Eis aqui os defensores da "moral Humana" e ao centro os "biberons" donde lhes vem a mama, que os mantêm fortes e activos, ainda dizem que não têm o direito de se defenderem das perigosas latas que já mataram um militar, eles ainda só mataram várias centenas de perigosas crianças, como podem parar. Um povo que foi vítima dum holocausto, tem todo o direito de fazer o mesmo, conhece o horror que isso é, com os nazis e mais que ninguém conhece as técnicas hoje mais eficazes, crematórios para quê, há que poupar energia.
Tudo gente muito boa e de bom coração, reparem que até choram a morte do seu gato.

Como ficará depois desta invasão?

Os poderosos países com direito a veto na ONU sempre que utilizam esse direito é para travar a paz, tal direito deveria acabar e que as resoluções sejam aprovadas por maioria, aliás a democracia costuma ser bandeira desses países. Critérios....


A PAZ não é uma miragem, nunca houve, há ou haverá guerras justas. Todas as guerras são manifestação de inteligência bruta de desumanidade.

A quem pedir a paz?

Manifesto do escritor contra a guerra
Marciano Vasquez
No dia da comemoração da assinatura do Tratado do Eliseu, assinado há 40 anos atrás pela França e Alemanha, e também pela ameaça constante de uma possível guerra contra o Iraque, pus-me a escrever sobre o significado da guerra: destruição.
Nenhuma guerra é santa. Nunca houve santidade nesse tipo de evento proporcionado pelos humanos.
Tanto já se destruiu. Tanto sangue derramado que cobriria de vermelho imensos vales. Rubro que banharia uma boa parte do planeta.
Sangue e morte em nome da religião ou da política. Onde há o conflito de interesses, seja econômico, territorial, religioso ou político, seja enfim qual for o fator, sempre o espectro da guerra estará entre os homens.
Não consta que a guerra tenha trazido benefícios para o planeta e seus habitantes.
Após a devastação e o horror causados por guerras, nações foram erguidas com disciplina e trabalho movidos por uma vontade feita de ferro.
Os que se julgam vitoriosos às custas da matança, mesmo que tenham ampliado seus poderes colonialistas ou imperialistas, no fundo apenas agrediram violentamente a humanidade.
Mas é necessária e justa a guerra quando se trata da luta pela independência de um povo, dirão. Nenhuma guerra é justa, mesmo que infelizmente tenha se tornado necessária pela intolerância dos homens, pela impossibilidade de diálogo. E às vezes não é guerra, é defesa, resposta a uma agressão, muito embora seria melhor que pudesse ser evitada.
Quando menino encantado ficava com o soldadinho que vinha grudado na copa de um doce, e o colecionava, e recebia na escola, com as primeiras idéias encartilhadas, a visão de que o soldado é um herói. Mentira, o soldado é um infeliz que deixa a sua família e vai matar ou morrer, enquanto os estratégicos do mundo, os senhores que fazem a guerra, discutem entre uísques o destino de nações.
A paz precisa mais do que poemas e crônicas. Poemas e crônicas contra a guerra, qualquer guerra são sempre bem vindos, mas a paz precisa também de firmeza, de decisão, de coerência de gestos, de atitudes concretas, a paz precisa do envolvimento de todos. Todos precisam ter uma antena capaz de captar os sinais de uma guerra e cada qual juntar-se à multidão que não a aceita.
Nenhum conflito é interessante. Pode até ser espetacular, no sentido da interpretação contemporânea, que é dado aos conflitos bélicos.
A tecnologia, e a mídia mundial feita de imagens, transformam em espetáculo a guerra. E cidadãos do mundo, no conforto de seus lares assistem à destruição, às vezes ao vivo e em cores, como se fosse um game, um jogo de fliperama ou fogos de artifícios.
A guerra contra o Iraque pode representar mais do que simples negligencia para com a humanidade, pode representar a truculência, a vontade mesquinha de inconfessáveis interesses imperiais.
Vozes erguidas em todos os cantos do planeta deverão consolidar um protesto contra qualquer iniciativa pela guerra, e formar um círculo de mãos dadas para abraçar todos os continentes. Vozes irmanadas num jogral sem fronteiras.
O mundo, apesar dos seus contrastes gritantes, caminha num processo evolutivo. Os povos vivem um crescimento natural rumo ao aperfeiçoamento humano.
Mesmo que muitas superstições ainda sobrevivam, que muitos atos bárbaros contra a dignidade humana aconteçam, mesmo que muita violência seja efetuada e dirigida contra inocentes, mesmo que muitas nações sejam regidas por vontades tirânicas e padeçam em miséria, fome e sofrimento, mesmo que obscurantismos resistam, o caminho natural do ser humano é a lapidação, o seu destino é a paz.
Essa visão do escritor sobre como caminha a humanidade pode colidir com um pessimismo generalizado, mas é a mais coerente diante da contemplação de todas as conquistas humanas nas ciências, na arte e na cultura.
Se mazelas sobrevivem, seqüelas, hematomas e feridas supostamente incicatrizáveis; se ainda sobrevive o espírito irracional (assim que vejo o espírito da guerra); se em almas estraçalhadas ainda há resíduos de estilhaços, se preconceitos e desejos de poder esmagam o bom senso, se a memória globalizada se instala desrespeitando as memórias regionais, repletas de cultura; ainda assim acredito no avanço humano rumo ao mundo imperfeito da paz, sim, imperfeito, mas preservado da insensatez dos loucos desejos bélicos.
Essa é a vontade manifesta do escritor, que por sua própria condição, sua própria essência, seu próprio estatuto, é um ser aberto para a paz, cujo girassol branco deverá ser erguido em direção ao sol.
Nenhuma guerra. Nem a contra o Iraque, nem outra qualquer!

O Provérbio: - "Se queres conhecer o vilão põe-lhe a vara na mão"

Posted by Picasa

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O lado belo do frio

Se o frio que se sente pode ser doloroso, o frio que se vê é belo



Este é o “Jardim do Poço” com uma beleza diferente e efémera produzida por esta vaga de frio pouco habitual.

O Provérbio: - "Ano de neves, ano de bens"
Posted by Picasa

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O jardim no inverno

Apesar de estarmos no inverno o meu jardim continua a surpreender-me com pequenas belezas



O provérbio: - "Beleza vale riqueza"
Posted by Picasa

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Dia mundial da Paz

A quem pedir a paz?
Se aqueles que a podem promover, se riem das guerras que decidem e apoiam?

Se aqueles que têm poder e podem influenciar a construção dum mundo de paz, se calam enquanto se destroem pontes e constroem muros para dividir os homens?

Mais uma vez com tantos pedidos de paz e amor 2009 começa sob o lema das guerras, da fome e da miséria, miséria humana promovida por homens que se dizem humanos, aqueles que realmente são humanos sentem-se impotentes perante a barbárie, bem nutrida, bem vestida e bem falante...
Haverá paz sim quando a guerra deixar de ser um negócio chorudo à custa do sangue de inocentes, por cada bomba lançada para destruir e matar quanto lucra o seu fabricante e ou mandante?

A humanidade deveria estar livre de desumanos. Infelizmente o humanismo está a desaparecer a olhos vistos da face da terra.


O novo ano foi festejado com bombardeamentos, crimes, champanhe e fogo de artifício, não nos venham mais falar de crise, fome, pobreza, porque não dá para entender. Deve haver aqui um grande engano, ou não?


O provérbio: - "Se queres paz, evita a guerra"

Posted by Picasa